domingo, 10 de junho de 2012


                                Rosas de inverno

                                                  Não sei que fazer
                                                               de uma rosa no inverno.
                                                       
                                                      Eugénio de Andrade


                   Se nos jardins da minha fantasia
                   em pleno inverno me nascessem rosas,
                   meu coração com elas aquecia
                   como se fossem brasas… olorosas.


                   Nas tuas jarras as colocaria
                   ao lado das camélias e mimosas
                   e desde logo tas ofertaria
                   por serem porventura milagrosas.


                   Rosas de inverno, onde é que elas existem,
                   em que jardim se encontram, como são,
                   como é que fora de época resistem?


                   Se acaso, amor, viesse um dia a tê-las,
                   colhendo-as para ti com minha mão,
                   eu saberia… o que fazer com elas!


                                João de Castro Nunes

1 comentário:

  1. Saber-te-ia todo caso a singela razão
    e profundo poema em divina proporção!
    Conquistara teu verso, vaso generoso:
    imenso jardim como brasa ao teu oleroso.

    ResponderEliminar