domingo, 26 de fevereiro de 2012


                               “Alma minha gentil”


                            Camões cantou, sem nomear alguém,
                            a alma gentil, a criatura amada,
                            que Deus, antes do tempo, houve por bem
                            chamar à sua angélica morada.


                            Quem fosse a alma gentil do grande vate
                            só ele com verdade o saberia,
                            podendo acontecer que até se trate
                            de literária e pura fantasia.


                            Como é diverso o caso que me afecta,
                            só que não tenho o estro do Poeta
                            para cantar quem tanto me encantou!


                            A minha alma gentil… foi por sinal
                            em todos os sentidos tão real
                            que oito filhos de herança me deixou.


                                      João de Castro Nunes




Sem comentários:

Enviar um comentário