domingo, 26 de agosto de 2012





                             “Tirem-me tudo!”

                             (Ode nerudiana)


                  Tirem-me tudo quanto é bom na vida,
                   a crença em Deus, o amor e a amizade,
                   o dom da Poesia sem medida,
                   mas não me roubem nunca a liberdade!


                   Deixem-me até ao cabo da existência
                   ao meu jeito pensar e me exprimir
                   sem ter de me vergar à prepotência
                   de quem pretende os povos oprimir!


                   Tirem-me a pele, se isso vos dá gosto,
                   arranquem-me das mãos as unhas todas,
                   façam meu corpo se esticar nas rodas!


                   A imagem desfigurem do meu rosto,
                   não me deixando, por favor, senão
                   a minha liberdade de expressão!


                            João de Castro Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário