terça-feira, 25 de setembro de 2012


                                         Retrospectiva


                        Gosto, confesso, de sentar-me à tarde
                   num banco de jardim  ou de avenida
                   e em paz comigo, sem qualquer alarde,
                   rever como num filme a minha vida:


                   a minha infância, os meus estudos, tudo
                   o que me sucedeu durante os anos
                   da minha juventude e, sobretudo,
                   as minhas ilusões… e desenganos.


                   Quanta baixeza vi, quanta nobreza
                   achei também em muita criatura
                   com quem lidei sem sombra de vileza!


                   Mas o que mais me assombra é constatar,
                   “alma minha gentil”, a quanta altura
                   minha paixão… por ti… pôde chegar!


                                 João de Castro Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário