sábado, 21 de abril de 2012


                                                                        Sem mácula


                            Senhor! eu passo as horas do meu dia,
                            quando não passo mesmo o dia inteiro,
                            a lapidar a minha poesia
                            como se acaso fosse um joalheiro.


                            Não é por nada, mas o que eu pretendo
                            é alcançar a forma natural,
                            corrente, sem retoque nem remendo,
                            para aos ouvidos teus não soar mal.


                            Não o faço, Senhor! por interesse,
                            mas por pudor, como se escrevesse
                            um poema de amor à minha esposa.


                           Não me sentia bem comigo mesmo
                            se te desse um cristal colhido a esmo
                           à conta de uma gema especiosa.


                                  João de Castro Nunes

1 comentário:

  1. Pois deveria parecer a prece, gananciosa?!
    Eis que com vossa lima, esqueces que sois viga,
    aparastes as certezas da perfeição e conquistas!
    Por transformar da liga, a pedra em preciosa.

    ResponderEliminar