sábado, 25 de janeiro de 2014

                         Rosas e cacos
                                        (sonata de outono)
                  
Pelas rosas de outono tenho um fraco
                   que do fundo me vem do coração
                   idêntico ao que numa escavação
                   experimento quando topo um caco.

                   Desperta-me uma certa simpatia
                   tudo o que é decadente, fora de uso,
                   mesmo que seja um simples parafuso
                   analisado à luz da arqueologia.

                   As rosas outonais têm para mim
                   quer postas nos jarrões quer no jardim
                   um não sei quê de poderoso encanto,

                   como de sobra tudo aquilo quanto
                   me fala de uma espécie de abandono
                   das coisas ancestrais que não têm dono!


                            João de  Castro Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário