sexta-feira, 11 de outubro de 2013


                   Pensando no Nobel

 

                   Cantei o amor de facto, o amor real,

                   o amor numa mulher concretizado,

                   o amor ante o altar sacramentado,

                   amor como talvez nunca houve igual.

 

                   Cantei meus filhos, oito no total,

                   qual deles mais querido, mais amado,

                   de alma lavada e corpo bem formado,

                   que nunca me deixaram ficar mal.

 

                   Na minha poesia cultivei,

                   ao som dos violinos me inspirando,

                   quanto de bom, de belo e nobre achei.

 

                   Vida simples levei, dada ao estudo,

                   e já viúvo, a Deus a encomendando,

                   minha mulher presente a vejo em tudo!

 

                         João de Castro Nunes

 

                  

1 comentário:







  1. O Nobel

    (em resposta ao nobre poeta e amigo João de Castro Nunes)

    Cantaste o amor deforma sublimada
    Numa mulherque em tua vida entrou
    E nem a morte dela te apagou
    A chama de querê-la mais amada.

    Teus oito filhos… teu amor a cada
    Um… faz-te chuva que do céu brotou,
    Pra fecundar a terra que chorou
    Gestar nos sulcos vida consagrada.

    Dou-te o Nobeldo amor em concretude
    Também nos versos, flores do sentir
    Nas alamedas finas da virtude.

    E eu, uma eterna amante em meu porvir
    Plantei nos corações o mais que pude
    E tenho, por troféu, o meu sorrir.

    Regina Coeli

    (EXPRESSÃO MULHER)

    ResponderEliminar