domingo, 8 de dezembro de 2013

Soneto nº 2.120
                                 

                                                Sacanagem!

 

                   O povo de Arganil, por seus autarcas,

                   me distinguiu com a medalha de ouro

                   antes que as três incontornáveis parcas

                   decidissem levar-me ao matadouro.

 

                   Esse ouro nunca o vi: segundo é fama,

                   empenhado o terão na capital

                   por tuta e meia em conjurada trama

                   com a intenção de me deixarem mal.

 

                   Bocageando, eu fiz este soneto

                   a fim de lhes dizer, em tom faceto,

                   que a introduzissem pelo recto acima.

 

                   Não me faltam razões, no meu conceito,

                   para ter jus, ou seja, ter direito

                   do povo de Arganil… à sua estima!

 

                         João de Castro Nunes

                  

Sem comentários:

Enviar um comentário