sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


                          Má fortuna minha

 

Ah! se eu tivesse de Camões o génio

                   e de Petrarca a sensibilidade,

                   com meus sonetos atingia a idade

                   seguramente acima do milénio!

 

                   Como cantor do amor sacramentado,

                   indissolúvel mesmo além da morte,

                   saudoso da euridícica consorte,

                   ficaria meu nome eternizado.

 

                   Ninguém me chegaria aos calcanhares

                   e sob a protecção da santa igreja

                   talvez chegasse à honra dos altares.

 

                   Só que esse pretendido privilégio

                   por Deus não me foi dado de bandeja

                   desde os primeiros passos do colégio!

                            
                            João de Castro Nunes
      

Sem comentários:

Enviar um comentário