sábado, 24 de novembro de 2012


                                Razão de peso
                  

                  Eu podia, Senhor! falar contigo
                   nas variadas línguas que estudei
                   desde o latim vulgar ao grego antigo
                   e muitas outras em que me formei.


                   Em qualquer delas sei que me entendias,
                   pois não existe língua ou dialecto
                   que não ouças falar todos os dias
                   às claras ou em código secreto.


                   Das línguas que sabia Carlos Quinto,
                   é tradição que o augusto soberano
                   para falar-te usava… o castelhano.


                   Pelo que dele tenho lido e sinto,
                   estou em crer que deste modo o fez
                   tão-só por não falar… o português!


                            João de Castro Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário