sábado, 15 de dezembro de 2012


                           
                            Subir de tom

 

                   Não deixes que meus versos se pervertam,

                   renunciando à poesia pura,

                   não deixes que por nada se convertam

                   em circunstancial... literatura;

 

não permitas, meu Deus! te peço e rogo,

                   com toda a minha fé no teu poder,

                   que mais não seja do que mero jogo

                   a minha propensão para escrever;

 

                   inspira-me, Senhor! poemas nobres

                   de forma, conteúdo e sentimento

                   mesmo que em tudo o mais pareçam pobres!

 

Que rivalizem com o firmamento

                   em luz, altura, graça e harmonia

                   longe da sordidez… do dia a dia!

 

                     João de Castro Nunes

                  

1 comentário:

  1. Também é modesto poeta. Devia saber que os seus sonetos nunca foram nem serão literatura circunstancial.

    ResponderEliminar